Tudo sobre o Hyundai Kauai
A expressão "selva urbana" vai fazendo cada vez mais sentido, tantos são os SUV compactos que vão aparecendo, sempre com aquele ar mais ou menos aventureiro e a apelar às escapadelas pela Natureza mas, no fundo, concebidos a pensar numa utilização eminentemente citadina. Ainda os ecos da revelação do Citroën C3 Aircross não tinham desaparecido e já a Hyundai tratava de os "abafar" ao desvendar o novíssimo Kauai que também chegará ao nosso mercado ali pelo início de Novembro!
O Hyundai Kauai – como se sabe Portugal é o único mercado em que este modelo terá esta designação… – será lançado com dois motores a gasolina, chegando um novo propulsor Diesel de 1,6 litros, cumpridor da norma Euro 6 e com potências de 115 e 133 cv no Verão de 2018. Antes, contudo, logo na Primavera, a Hyundai vai lançar uma versão totalmente eléctrica do Kauai, falando-se numa autonomia a rondar os 380 km!
A dianteira segue a nova identidade da marca, com a grelha em cascata, destacando-se pela total e interessante separação dos faróis: numa faixa fina e de "look" dinâmico estão os piscas e as luzes diurnas em LED, por baixo os médios e máximos também em LED e, mesmo junto ao "lábio" da entrada de ar central, os faróis de nevoeiro. "Quero que os Hyundai sejam a expressão de uma paixão e este Kauai capta bem essa força emocional", dizia Peter Schreyer que lidera todo o "design" da marca sul-coreana. "O Kauai vai abanar o ‘status quo’ e ‘tocará’ pessoas de todas as idades".
Nos breves momentos em que estivemos sentados ao volante, todos os comandos pareceram bem colocados, embora os do volante sejam muitos e acabem por se tornar um pouco confusos, a exigir habituação. O habitáculo mostrou uma construção sólida, embora utilizando revestimentos em plásticos duros na maior parte das superfícies. A habitabilidade pareceu-nos bastante boa, dentro da média dos seus rivais, talvez por a distância entre eixos (2,60 m) ser sensivelmente a mesma, bem como o comprimento total (4,165 m). Onde o Kauai fica a ganhar face ao Captur ou 2008 é na largura (1,80 m), mas é um pouco mais baixo por questões… de "design". A bagageira é boa mas não chega a ser referencial, com 361 litros (377 a do Renault) que chegam aos 1143 litros com as costas dos bancos rebatidos.
O SUV compacto da marca sul-coreana contará com as mais recentes tecnologias a nível de segurança activa: de série contará com manutenção na faixa de rodagem e alerta de atenção do condutor, mas disponibilizará ainda os sistemas de travagem de emergência (AEB) com detecção de peões, de controlo automático dos máximos, de vigilância do ângulo morto e de alerta de tráfego transversal na traseira.
Por fim, destaque-se que o Kauai estreará na Hyundai um sistema "head-up display" – projecta as informações mais importantes no vidro, à frente dos olhos do condutor – com mostra não só a velocidade e direcções do sistema de navegação, mas também nível do combustível e os alertas dos diversos dispositivos de segurança activa. Por ainda faltarem mais de quatro meses para a sua comercialização, não estão ainda definidos os preços do Hyundai Kauai para o mercado nacional.